Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

História militar do Brasil

482 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro História militar do Brasil, de Gustavo Barroso
Informações técnicas

Autor: Gustavo Barroso
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 268
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1935
Ano da edição: 2014
Idioma: Português

Sinopse

Este livro é dividido em duas partes, compondo um panorama sucinto, mas substancioso da vida militar brasileira. Na primeira seção, o autor descreve as transformações sofridas pelas vestimentas militares, a história da organização do exército e seu armamento. O período abrange desde o Brasil Colônia até o princípio do século XX. Na segunda parte, Gustavo Barroso expõe a saga dos grandes conflitos em que o Brasil esteve presente como a guerra contra Artigas, a Cisplatina e, principalmente, a guerra do Paraguai. O volume ainda é composto por variada iconografia que inclui 50 gravuras e mapas.

Político
Gustavo Dodt Barroso

Gustavo Dodt Barroso (1888-1959) ocupou diversos cargos públicos como, entre outros, diretor do Museu Histórico Nacional. Atuou como jornalista, foi eleito deputado pelo Ceará e representou o Brasil em várias missões diplomáticas na antiga Liga das Nações e na Exposição Comemorativa dos Centenários de Portugal. Membro da Academia Brasileira de Letras, foi presidente da ABL nos biênios 1932-33, 1949-50. Suas obras incluem a contística, o folclore, o ensaísmo, o romance e a História do Brasil. Publicou cento e vinte e oito livros, entre eles, podemos citar Osório, o centauro dos pampas (1932), Portugal – Semente de impérios (1943) e Caxias (1945). Além de sua larga bibliografia, sua produção abrange artigos, contos e ensaios dispersos por várias publicações.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra do Paraguai
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.