Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Singularidades da França Antártica, a que outros chamam de América

243 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Singularidades da França Antártica, a que outros chamam de América, de André Thévet
Informações técnicas

Autor: André Thévet
Título original: Les Singularitez de la France antarctique, autrement nommée Amérique, et de plusieurs terres et isles découvertes de nostre tems
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 504
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1557
Ano da edição: 2018
Idioma: Português

Sinopse

Na categoria das crônicas dos viajantes estrangeiros, Singularidades da França Antártica, a que outros chamam de América destaca-se pela etnografia e pelas descrições da fauna e flora do Brasil no século XVI.

O título advém da descrição de objetos, costumes, práticas e natureza tropical encontrados aqui pelo frade francês André Thevet nos primórdios da história da América portuguesa. Vindo com Villegagnon para a missão francesa da França Antártica, no Rio de Janeiro, o autor revela não apenas o que registrou no território recém-descoberto, mas também acrescenta à sua lista de singularidades uma extensão muito mais ampla, que chega até o Canadá.

Frei André Thevet abandonaria o hábito após a publicação de suas Singularidades e ocuparia o cargo de historiador e cosmógrafo real na corte da rainha Catarina de Médicis. Morreria em 1590, ainda apegado a suas lembranças de um mundo encantado e de experiências vitais que nutriram seu amor a suas Singularidades.

O volume inclui prefácio sobre a vida e a obra do autor.

Fonte primária
André Thévet

André Thevet (1516-1590) foi um frade franciscano francês, explorador, cosmógrafo e escritor que viajou pelo Médio Oriente e a América do Sul no século 16. Visitou o Brasil em 1555-1556, tendo publicado as suas observações na obra Les singularitez de la France Antarctique na qual compilou múltiplas fontes e a sua própria experiência no que pretendia ser um relato em primeira mão de suas experiências na France Antártica, uma tentativa de fundar uma colônia francesa à entrada da baía de Guanabara, nas imediações da atual cidade do Rio de Janeiro, com ricas descrições dos povos ameríndios e da flora e fauna da região.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Colônia
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.