Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas de 1825 a 1829

265 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas de 1825 a 1829, de Hércules Florence
Informações técnicas

Autor: Hércules Florence
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 280
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: Século 19
Ano da edição: 2007
Idioma: Português

Sinopse

Escrita em forma de diário, a narrativa de Hércules Florence (1804-1879) é rica em pormenores, constituindo um clássico da chamada literatura dos viajantes, imprescindível para o conhecimento do Brasil no século XIX. Enriquece o relato da viagem, realizada entre 1825 e 1829, o fato de o texto, originalmente escrito em francês, ter sido traduzido por Visconde de Taunay. A certa altura pode-se ler: “Navegávamos por entre ilhas de mangues, cujos grupos dividem o rio em vários canais, alguns tão estreitos, que as árvores entrelaçam os ramos e formam dosséis de verdura ao viajante. Em ponto algum coavam os raios da lua; mas aquela escuridão me aprazia, condizendo com o silêncio, que só o bater dos remos e os gritos das aves noturnas de quando em quando interrompiam”. 

Hércules Florence

Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1879) foi um inventor, desenhista, polígrafo e pioneiro da fotografia suíço-brasileiro. A ele é creditada a invenção independente da fotografia no Brasil, três anos antes de Louis Daguerre mas seis anos após Nicéphore Niépce, e a criação do termo photographie em 1834, alguns anos antes de John Herschel cunhar independentemente o termo photography.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Relatos de viajantes pelo Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.