Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

A Amazônia na era pombalina Obra em 3 volumes

197 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Amazônia na era pombalina, de Marcos Carneiro de Mendonça
Informações técnicas

Autor: Marcos Carneiro de Mendonça
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 1572
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1963
Ano da edição: 2005
Idioma: Português

Sinopse

Reunida por Marcos Carneiro de Mendonça, a documentação refere-se às províncias do Brasil – o Grão-Pará, o Maranhão, o Piauí, o Mato Grosso e São José do Rio Negro – que compunham o então Estado do Grão-Pará e Maranhão. Nas mais de 1500 páginas dos três volumes, o leitor tem acesso à correspondência ativa do Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado com o irmão, o Marquês de Pombal, com o Secretário de Estado para os negócios de ultramar de Portugal e com algumas pessoas da intimidade daquele governante. São cartas sobre os problemas que teve de enfrentar tanto como administrador daquela extensa área da América portuguesa, quanto como chefe da comissão portuguesa encarregada de traçar os limites com os territórios espanhóis. Por meio dessa intensa troca de correspondência, o leitor toma conhecimento dos primeiros e principais problemas que surgiram na Amazônia para a administração pombalina e de como nasceram as grandes Companhias Gerais de Comércio, criadas por Pombal, além de outras ações que visavam à realização do sonho de um grande império lusitano na América. 

Historiador
Marcos Carneiro de Mendonça

Marcos Carneiro de Mendonça (1894-1988) foi historiador, escritor, jogador de futebol e presidente do Fluminense. Empresário que atuou à frente da Usina Esperança, passou pela Usina Queiroz Júnior e após encerrar a sua bem sucedida carreira empresarial, adquiriu a biblioteca e coleção de documentos que pertenceram a D. António de Almeida Soares Portugal (1699—1760), 4.° Conde de Avintes, filho do anterior. Foi feito Conde de Lavradio e mais tarde Marquês de Lavradio, passando a se dedicar à escrever e pesquisar. Pesquisador incansável, gostava de se apresentar não como historiador, mas como heurista. Como historiador, Marcos Carneiro de Mendonça foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e criador do Centro de Estudos e Pesquisas Históricas (CEPH). Marcos dedicou parte de sua vida à pesquisa sobre o século XVIII no Brasil e especializou-se no período do Marquês de Pombal e seu irmão Francisco Xavier de Mendonça Furtado e as ligações destes com o Brasil.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Marquês de Pombal
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.