276 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Joaquim Nogueira Paranaguá
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 164
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: c.1892
Ano da edição: 2019
Idioma: Português
Impressões da viagem empreendida pelo autor em 1892, quando, partindo da então capital do País, percorreu o interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, até alcançar o Piauí.
A obra de Joaquim Nogueira Paranaguá relata não só as dificuldades enfrentadas e vencidas, como também descreve paisagens naturais, riquezas minerais, fauna e flora, aspectos históricos e sociais, costumes comunitários, imigração, comércio e indústria, enquanto fez o percurso por trem, barco, navio gaiola, cavalo. O volume contém uma dezena de imagens e um índice onomástico no final.
Nascido em Correntes, no sul do Piauí, o proprietário rural, médico, político e escritor Joaquim Nogueira Paranaguá teve grande atuação na campanha abolicionista em seu estado e, como parlamentar, foi um dos mais destacados defensores da transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o interior do País, tendo sido autor de um projeto de lei que autorizava o Executivo a demarcar terras no Planalto Central destinadas à futura capital federal.
Joaquim Nogueira Paranaguá (1855-1926) foi um proprietário rural, médico, político e escritor brasileiro. Teve grande atuação na campanha abolicionista no seu estado. Como deputado federal constituinte (1891) e senador (1899-1906) foi um dos mais destacados defensores da transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o interior do país. Autor do Projeto de Lei (1892) que autorizou o Executivo a explorar e demarcar as terras destinadas à futura capital federal (Quadrilátero Cruls).
Esse livro ainda não foi resenhado.