Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Do Rio de Janeiro ao Piauí pelo interior do país

234 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Do Rio de Janeiro ao Piauí pelo interior do país, de Joaquim Nogueira Paranaguá
Informações técnicas

Autor: Joaquim Nogueira Paranaguá
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 164
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: c.1892
Ano da edição: 2019
Idioma: Português

Sinopse

Impressões da viagem empreendida pelo autor em 1892, quando, partindo da então capital do País, percorreu o interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, até alcançar o Piauí.

A obra de Joaquim Nogueira Paranaguá relata não só as dificuldades enfrentadas e vencidas, como também descreve paisagens naturais, riquezas minerais, fauna e flora, aspectos históricos e sociais, costumes comunitários, imigração, comércio e indústria, enquanto fez o percurso por trem, barco, navio gaiola, cavalo. O volume contém uma dezena de imagens e um índice onomástico no final.

Nascido em Correntes, no sul do Piauí, o proprietário rural, médico, político e escritor Joaquim Nogueira Paranaguá teve grande atuação na campanha abolicionista em seu estado e, como parlamentar, foi um dos mais destacados defensores da transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o interior do País, tendo sido autor de um projeto de lei que autorizava o Executivo a demarcar terras no Planalto Central destinadas à futura capital federal.

Político
Joaquim Nogueira Paranaguá

Joaquim Nogueira Paranaguá (1855-1926) foi um proprietário rural, médico, político e escritor brasileiro. Teve grande atuação na campanha abolicionista no seu estado. Como deputado federal constituinte (1891) e senador (1899-1906) foi um dos mais destacados defensores da transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o interior do país. Autor do Projeto de Lei (1892) que autorizou o Executivo a explorar e demarcar as terras destinadas à futura capital federal (Quadrilátero Cruls).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Relatos de viajantes pelo Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.