Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

A Coluna Prestes no Piauí

304 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Coluna Prestes no Piauí, de Chico Castro
Informações técnicas

Autor: Chico Castro
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 257
Editora: Senado Federal
Ano da edição: 2007
Idioma: Português

Sinopse

O volume inclui o relato dos “revoltosos” (como eram chamados os membros da Coluna no Piauí e no Maranhão). O diário de bordo da Coluna, escrito por um daqueles “revoltosos”, Lourenço Moreira Lima, publicado sob o título A Coluna Prestes, marchas e contramarchas, refere-se à sua passagem por aquele estado nordestino, onde sofreu grandes reveses militares. A pesquisa de Chico Castro complementa as informações de que já se dispunha e enriquece a historiografia brasileira sobre esse importante acontecimento dos anos 1920. A passagem da Coluna e o cerco imposto a Teresina têm feito, desde então, parte do imaginário da população piauiense. 

Historiador
Chico Castro

Poeta, professor, jornalista, ensaísta e historiador. Nasceu em Teresina (PÍ) em 1953. Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Piauí, pós-graduado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fez parte da geração de poetas brasileiros dos anos 70. Publicou os primeiros poemas em 1974 no Caderno de Cultura do jornal O Dia de Teresina (PI), à época dirigido por Menezes y Morais. É coautor de FINCAPÉ (2011), do Coletivo de Poetas. Publicou, entre outros, Filosofia do Tiro (poesia), Camisa Aberta (poesia), A Guerra do Jenipapo (pesquisa histórica), A Coluna Prestes no Piauí (pesquisa histórica), A Noite das Garrafadas (pesquisa histórica, Edições do Senado Federal, 2013) e João Goulart: o Tabu da Ditadura (Nova Aliança, 2015).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Coluna Prestes
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.