Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Na capitania de São Vicente

278 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Na capitania de São Vicente, de Washington Luís
Informações técnicas

Autor: Washington Luís
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 409
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1918
Ano da edição: 2004
Idioma: Português

Sinopse

O ex-presidente do Brasil traça um panorama alentado da formação de São Paulo. Desde a expedição de Martim Afonso de Sousa até a expansão, no século XVII, para o oeste e para sul do país. Obra de historiador – embora Washington Luís negasse o título –, este volume, que teve duas edições em vida do autor (uma delas na Coleção Brasiliana), utiliza-se de ampla bibliografia atualizada sobre o assunto assim como de documentação primária. As fontes são os documentos pesquisados, entre 1902 e 1903, no Arquivo Público de São Paulo e na Câmara paulistana. Washington Luís publicou, em 1920, em mais de 50 volumes, estes documentos, levado pelo espírito público e pela preocupação com a memória nacional. Este livro é uma das primeiras referências para o estudo e compreensão da formação do povo paulista. Um recorte importante e precioso da história de São Paulo. 

Político
Washington Luís

Washington Luís Pereira de Sousa (1869-1957) foi um advogado, historiador e político brasileiro, décimo primeiro presidente do estado de São Paulo, 13° presidente do Brasil e último presidente efetivo da República Velha. Foi deposto em 24 de outubro de 1930, vinte e um dias antes do término do seu mandato como presidente da república, por um golpe militar liderado pelo general Tasso Fragoso, que passou o poder, em 3 de novembro, às forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas, na denominada Revolução de 1930. Foi o criador do primeiro serviço de Inteligência do Brasil em 1928.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre São Vicente
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.