Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Autobiografia de C. B. Ottoni

206 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Autobiografia de C. B. Ottoni, de Cristiano Benedito Ottoni
Informações técnicas

Autor: Cristiano Benedito Ottoni
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 299
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1870
Ano da edição: 2014
Idioma: Português

Sinopse

Nascido na Vila do Príncipe, depois cidade do Serro (MG), em 1811, Cristiano Benedito Ottoni foi eleito deputado pela província de Minas Gerais em 1835, tendo sido reeleito outras vezes. Foi depois senador do Império pela então província do Espírito Santo. Após a proclamação da República, tornou-se senador por Minas Gerais. Foi também capitão-tenente da Marinha, engenheiro e professor de Matemática. É considerado por muitos o “pai das estradas de ferro no Brasil” em virtude não só de ter sido o primeiro diretor da Estrada de Ferro Dom Pedro II, mas também de ter feito subirem a serra do Mar os trilhos daquela estrada em direção a Minas Gerais e a São Paulo. Grande polemista, participou da Revolução Liberal de 1842 em Minas Gerais. Participou  também  da colonização do vale do Mucuri, onde criou a Companhia de Comércio Navegação e Colonização do Mucuri. Embora tenha sido adversário político do Imperador, este o considerava um grande engenheiro e administrador. Faleceu em 1896 na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Militar
Cristiano Benedito Ottoni

Cristiano Benedito Ottoni (1811-1896) foi capitão-tenente da Marinha, engenheiro, professor de Matemática, diretor da Estrada de Ferro Dom Pedro II, senador do Império e, depois da proclamação da República, foi investido do mandato de senador de República. É considerado por muitos o “pai das estradas de ferro no Brasil” em virtude não só de ter sido o primeiro diretor da Estrada de Ferro Dom Pedro II, mas também de ter feito subirem a serra do Mar os trilhos daquela estrada em direção a Minas Gerais e a São Paulo. Grande polemista, participou da Revolução Liberal de 1842 em Minas Gerais. Participou também da colonização do vale do Mucuri, onde criou a Companhia de Comércio Navegação e Colonização do Mucuri.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Ferrovias e trens no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.