Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Imigrantes poloneses no Brasil de 1891

306 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Imigrantes poloneses no Brasil de 1891, de Zygmunt Chelmicki
Informações técnicas

Autor: Zygmunt Chelmicki
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 353
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: c.1891
Ano da edição: 2010
Idioma: Português

Sinopse

O padre Zygmunt Chelmicki, filho de família fidalga, empreendia intensa atividade comunitária, editorial e política. Em 1881, já atuando como jornalista do jornal Slowo (“Palavra”), Chelmicki chega ao Brasil, convidado para conhecer a vida dos seus compatriotas que, na Europa, apreendiam como miragem emigratória o que, na verdade, era um painel de fome e miséria. Suas anotações de viagem resultaram neste livro, que relata a vida não apenas de seus patrícios na nova terra, mas também o ambiente político e social do Brasil à época. Aqui teve intenso trabalho de filantropia e atuação intelectual, dirigindo a Biblioteca de Obras Cristãs e, entre outras publicações, redigindo um Compêndio Enciclopédico da Igreja. Também dirigente do Partido Político Realista, Chelmicki é um homem admirável, espírito inquieto e pesquisador incansável. Sua obra revela-se um guia seguro para conhecer, por via de olhos europeus, o universo social do Brasil do fim do Império e princípio da República. 

Fonte primária
Zygmunt Chelmicki

Zygmunt Chelmicki foi um padre polonês de Varsóvia que em 1891 foi designado para vir ao Brasil saber como estavam sendo tratados seus conterrâneos que, encantados com as promessas de uma boa vida na nova terra, vieram para cá na conhecida "Febre Brasileira". Este diário de bordo virou um livro em 1892: W BRAZYLII NOTATKI Z PODRÓZY (No Brasil - Anotações de Viagem). Este livro serviu de referência para que novos imigrantes soubessem da realidade triste que os poloneses enfrentaram no Brasil.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Imigrantes no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.