Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Missão Rondon Apontamentos sobre os trabalhos realizados pela Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas, sob a direção do Coronel de Engenharia Cândido Mariano da Silva Rondon, de 1907 a 1915

192 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Missão Rondon, de Cândido Mariano da Silva Rondon
Informações técnicas

Autor: Cândido Mariano da Silva Rondon
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 282
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: c.1915
Ano da edição: 2003
Idioma: Português

Sinopse

No início do século passado, Rondon foi nomeado chefe da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas no Estado de Mato Grosso. Iniciava-se, assim, a construção das linhas que ligariam a capital ao sul do Estado. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, garantiram-se terras aos índios e proteção aos povos Bororo, Terena, Ofayé e Kadiwéu. Grupos indígenas integraram-se como aliados no trabalho de campo da Missão ao abrir picadas na mata. Como esta obra compila artigos publicados no Jornal do Comércio, em 1915, é uma visão coetânea aos feitos desbravadores de Rondon. Neste volume, estão descritas aquelas expedições para o reconhecimento do traçado e construção de linhas telegráficas, explorações geográficas e riqueza dos sertões do noroeste mato-grossense, populações indígenas e seus contatos, bem como as relações entre elas e a Comissão Rondon e, por fim, a Expedição Roosevelt para determinação do curso do rio da Dúvida. 

Militar
Cândido Mariano da Silva Rondon

O marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), conhecido como Marechal Rondon, foi um engenheiro militar e sertanista brasileiro, famoso por sua exploração de Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Marechal Cândido Rondon
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.