Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Dois anos no Brasil

400 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Dois anos no Brasil, de Auguste François Biard
Informações técnicas

Autor: Auguste François Biard
Título original: Deux Années au Brèsil
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 252
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1862
Ano da edição: 2004
Idioma: Português

Sinopse

Em meados do século XIX, o pintor Auguste François Biard (1798-1882) esteve no Brasil, onde, além de ter sido caricaturista, exerceu cargos importantes como o de professor honorário da Academia Imperial de Belas-Artes e de retratista de D. Pedro II. A prática da caricatura e do retrato deu-lhe argúcia que, levada à escritura, transformou-se em acuidade para descrever hábitos dos brasileiros daquela época. A descrição dos motivos de sua vinda e a chegada à Baía de Guanabara poderia figurar numa antologia literária. Biard viajou pelo Rio de Janeiro, embrenhou-se pelo Espírito Santo e, principalmente, pelo Amazonas. Aí relata, numa viva narrativa etnográfica, seu encontro com a natureza e os índios, suas crenças e costumes, bem como a cultura brasileira dos anos em que aqui viveu.

Fonte primária
Auguste François Biard

François-Auguste Biard (1799-1882), também conhecido como François-Thérèse, foi um pintor, desenhista e professor francês, conhecido principalmente por seu papel como retratista oficial da corte de Luís Filipe I durante o período denominado como Monarquia de Julho.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Segundo Reinado
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.