Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Autobiografia: Visconde de Mauá

309 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Autobiografia: Visconde de Mauá, de Visconde de Mauá
Informações técnicas

Autor: Visconde de Mauá
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 334
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1878
Ano da edição: 2011
Idioma: Português

Sinopse

O Visconde de Mauá é o mais importante empreendedor brasileiro do século XIX. Figura entre mítica e emblemática da sociedade brasileira, o empresário passou à História como expressão máxima do homem de negócios no período imperial. Neste relato, acrescido de biografia do Visconde feita por Cláudio Ganns, historiador e parente de Irineu Evangelista de Sousa, encontram-se fontes fidedignas para estudar a trajetória do homem e do empresário. Base para muitos estudos e biografias de Mauá, o livro revela a motivação e o arrojo do Visconde em vários empreendimentos, como o estaleiro de Ponta da Areia, os negócios no rio da Prata, as estradas de ferro, as companhias de iluminação, os bancos e a navegação na Amazônia. Cláudio Ganns assinala com pertinência: este volume “é um notável e emocionante documento que ele escreveu por dever de honra, com o coração sangrando na hora amarga da falência em 1878”.

Fonte primária
Visconde de Mauá

Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), visconde de Mauá, foi um comerciante, armador, industrial e banqueiro brasileiro. Ao longo de sua vida foi merecedor, por contribuição à industrialização do Brasil no período do Império, dos títulos nobiliárquicos primeiro de barão e depois de Visconde de Mauá.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Barão de Mauá
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.