Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

O Rio de Janeiro como é (1824-1826)

249 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O Rio de Janeiro como é (1824-1826), de Carl Schlichthorst
Informações técnicas

Autor: Carl Schlichthorst
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 328
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1826
Ano da edição: 2000
Idioma: Português

Sinopse

Carl Schlichthorst, militar, engenheiro e escritor alemão, chegou ao Brasil embarcado num navio que aportou no Rio de Janeiro em 1825, com um grupo de 192 colonos, 60 soldados e 30 oficiais. Alistado no Corpo de Estrangeiros, tenente de granadeiros alemães, Schlichthorst serviu no Rio de Janeiro até 1826. Considerando-se enganado pelo major que o recrutou na Alemanha, escreveu esta obra rara e pouco conhecida, agora com tradução de Emmy Dodt e Gustavo Barroso, autor da apresentação. Trata-se, segundo Barroso, de “larga descrição da vida social, política e militar do Rio de Janeiro e do Brasil, com um retrospecto dos acontecimentos ligados à Independência, no começo do século, de 1824 a 1826, feita com talento, cultura e bom gosto literário pelo ex-Tenente de Granadeiros Alemães do Exército Imperial” 326 páginas ilustradas 

Fonte primária
Carl Schlichthorst

Carl Schlichthorst foi um militar, engenheiro e escritor alemão. Chegou ao Brasil embarcado no navio Caroline, que aportou no no Rio de Janeiro, em 23 de setembro de 1825, com 192 colonos, 60 soldados e 30 oficiais. Alistado no Corpo de Estrangeiros, como tenente de Granadeiros Alemães, serviu no Rio de Janeiro até 1826. Considerou-se enganado pelo major Schäffer, que o recrutou na Alemanha. Escreveu uma ácida obra sobre sua passagem pelo Brasil, que editou quando de sua volta para a Alemanha: "Rio de Janeiro wie es ist, uma vez e nunca mais" (Rio de Janeiro como ele é, uma vez e nunca mais).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Imigrantes no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.