Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Garibaldi e a Guerra dos Farrapos

386 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Garibaldi e a Guerra dos Farrapos, de Lindolfo Collor
Informações técnicas

Autor: Lindolfo Collor
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 496
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1938
Ano da edição: 2016
Idioma: Português

Sinopse

Lindolfo Collor (1890-1942) é uma das personalidades mais importantes do Rio Grande do Sul no séc. XX. Jornalista, orador brilhante, político, Ministro do Trabalho de Getúlio Vargas, a ele se devem leis trabalhistas que vigem até hoje. Como historiador, sua obra mais importante é Garibaldi e a Guerra dos Farrapos. Sem dúvida, terá aqui farto material de consulta quem desejar compreender a passagem épica de Garibaldi pelo Brasil e ao mesmo tempo entender a participação da mais notável figura da unificação italiana num dos maiores conflitos bélicos da história do País. Giuseppe Garibaldi, “o herói de dois mundos”, é o mais conhecido carbonário italiano que veio lutar por ideias liberais no sul do Brasil. Unir sua trajetória pessoal à insurreição de 1835 permite não só esclarecer a sua participação no conflito, como também analisar com profundidade as raízes e consequências da Revolução Farroupilha. A importância desta obra pode ser medida pelo fato de sua primeira edição, em 1938, ter sido incluída na mais prestigiosa coleção da época, a “Documentos Brasileiros”, publicada pela Livraria José Olympio Editora.

Jornalista
Lindolfo Collor

Lindolfo Leopoldo Boeckel Collor (1890-1942) foi um jornalista e político brasileiro. Seu neto, Fernando Collor de Mello, foi presidente do Brasil, de 1990 a 1992. Filho de João Boeckel e Leopoldina Schreiner, luteranos, descendentes dos primeiros imigrantes alemães que aportaram no Brasil no começo do século 19. Foi deputado estadual, deputado federal e ministro do Trabalho do governo Vargas entre 1930 e 1932.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra dos Farrapos
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.