Autor: José Eduardo P. de Godoy
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 681
Editora: Senado Federal
Ano da edição: 2008
Idioma: Português
Esta pesquisa procura identificar esquadras, frotas, armadas e flotilhas que estiveram no litoral brasileiro no período colonial e organizar uma relação delas.
Organizado em ordem alfabética – e cronológica em relação das esquadras e armadas militares e frotas mercantes –, esta obra oferece ao leitor uma sinopse com amplo registro de embarcações (de navios a simples canoas, nacionais ou estrangeiros, mercantes ou de guerra, isolados ou integrando frotas) que por aqui navegaram no período compreendido entre 1500 e 1822. Compõem o livro: lista das esquadras, índice onomástico, lista de capitães e comandantes de esquadras, catálogo de naufrágios, breve catálogo de batalhas, glossário dos tipos de embarcações. O livro, em que se mostra a fonte de cada informação, serve de “dicionário” das naus, um catálogo geral que certamente será muito útil para os pesquisadores e interessados no tema.
José Eduardo Pimentel de Godoy, conhecido como “Siruga”, é um auditor-fiscal do Tesouro Nacional, escritor e historiador, um dos “imortais” da Academia Amparense de Letras (AAL) e membro do Instituto Genealógico Brasileiro. Ele também dirigiu o célebre museu da Casa dos Contos de Ouro Preto, além de haver sido o responsável pelo Projeto Memória da Receita Federal. José Eduardo já colaborou na imprensa amparense e de Brasília. Publicou “Tributos, Obrigações e Penalidades Pecuniárias de Portugal Antigo” em parceria com Tarcízio Dinoá Medeiros e, mais recentemente, cinco volumes que integram a Coleção Memória Tributária (História da Administração Tributária Brasileira). É de sua autoria o livro “Naus no Brasil-Colônia”. É autor de aproximadamente 1.500 crônicas e notas sobre a história dos tributos e da administração fiscal brasileira e está elaborando um “Dicionário da História dos Impostos Brasileiros”, bem como um “Dicionário do Amparo”.
Esse livro ainda não foi resenhado.