Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Índios do Brasil Obra em 3 volumes

358 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Índios do Brasil, de Cândido Mariano da Silva Rondon
Informações técnicas

Autor: Cândido Mariano da Silva Rondon
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 1072
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: c.1944
Ano da edição: 2019
Idioma: Português

Sinopse

Índios do Brasil contém mais de mil fotografias realizadas pelo militar e sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), mais conhecido como marechal Rondon. Segundo o autor, as imagens foram registradas entre 1890 e 1944 durante diversas expedições comandadas por ele na Amazônia ocidental, especialmente as relacionadas à expansão das linhas telegráficas realizada pelo Exército brasileiro nas regiões Centro-Oeste e Norte do País.

O primeiro volume contém fotografias dos índios que viviam no Centro, no Noroeste e no Sul do estado do Mato Grosso. O segundo tomo é dedicado aos índios das cabeceiras do rio Xingu e dos vales deste rio e de seu formador – o rio Ronuro –, bem como dos rios Araguaia e Oiapoque. O terceiro apresenta imagens dos grupos indígenas que então habitavam os vales formados pelos rios Trombetas, Cumiiná, Jari, Negro, Uaupés, Branco e Uriracoera.

Além de fartamente ilustrada, a obra conta com anexos valiosos, tais como índices geográficos, índice dos traços culturais, vocabulário com as palavras indígenas usadas e glossário relativo à fauna e à flora.

Militar
Cândido Mariano da Silva Rondon

O marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), conhecido como Marechal Rondon, foi um engenheiro militar e sertanista brasileiro, famoso por sua exploração de Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Índios no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.